Orientações para

concluintes

A Universidade Federal Fluminense considera estudante concluinte aquele(a) cuja integralização curricular esteja cumprida em sua totalidade (100%) no final do período letivo em curso (Instrução Normativa PROGRAD/UFF nº 27, de 10 de março de 2022).

Os(as) concluintes devem ficar atentos aos seguintes procedimentos, que são requisitos para a formatura:

• Cumprir toda a carga horária de disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares (ACs) exigidos em sua habilitação (bacharelado ou licenciatura). A carga horária cumprida pelo(a) estudante poderá ser conferida na seção de Integralização curricular do idUFF.
  • Entregar no prazo estipulado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com os respectivos pareceres, para quem optar por avaliação por pareceristas, ou a ata de defesa, para quem optar pela banca de defesa.
  • Entregar a documentação de atualização do registro de diploma.

O Trabalho de Conclusão de Curso, com os respectivos pareceres ou ata de defesa, e a documentação para registro de diploma deverão ser entregues por meio de formulário disponibilizado nos links abaixo:

Disciplinas de orientação

Bacharelado

No bacharelado, as disciplinas de produção do TCC são as seguintes:

GGS00021 – Prática de pesquisa em ciências sociais I (6º período)
GGS00027 – Trabalho monográfico (7º período)
GGS00020 – Monografia (8º período)

As regras para realização dessas disciplinas e do TCC do bacharelado estão neste link.

Na licenciatura, as disciplinas de produção do TCC são as seguintes:

GGS00009 – Prática de pesquisa em ciências sociais e educação (7º período)
GGS00026 – Monografia docência em ciências sociais (8º período)

As regras para realização dessas disciplinas e do TCC da licenciatura estão neste link.

Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

Dicas para a produção do TCC

Ao longo dos últimos anos a coordenação de ciências sociais, através do edital de tutoria, tem promovido atividades direcionadas aos concluintes do curso que estão em fase de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Listamos abaixo alguns sites que ajudam o(a) estudante nessa importante etapa da sua formação:

Quer estudar para valer? “Fale sozinho”, “Esconda depois de ler” e outras dicas bizarras – Dicas do professor Gabriel Peters (UFPE) para leitura e interpretação de textos.

Práticas de leitura e escrita acadêmica – Disciplina oferecida pela USP que pretende desenvolver nos estudantes, principalmente nos de Ciências Humanas, as competências e habilidades relacionadas às necessidades da leitura e da escrita tal como devem ser praticadas na vida acadêmica. Os professores vêm das áreas de História, Ciência Política, Letras e Filosofia.

Curso de escrita acadêmica – O curso oferecido pela profa. Rosana Pinheiro-Machado objetiva preparar estudantes e acadêmicas/os para a escrita científica, focando nas ciências humanas (mas pode ser aproveitado por estudantes de outras áreas). As aulas abordarão os seguintes eixos: a) questões textuais e linguísticas, b) questões psicológicas e sociais, c) projeto, problema e artigo d) publicações e carreiras

Projeto Livros e Leitura no século XXI – Serviço oferecido pela UFF de acesso à biblioteca eletrônica e recursos virtuais (entrar com login e senha do IDUFF)

Sites de pesquisa acadêmica

Vida acadêmica e aulas – Karina Kushnir

Cartilha sobre plágio acadêmico

Bibioteca livre – catálogo de E-books

Os vídeos abaixo fazem parte da série “Quinquilharia”, da profa. Débora Diniz. Cada vídeo tem em média 3 minutos e trabalha temas fundamentais para o processo de produção de uma pesquisa acadêmica. Aqui, organizamos os vídeos conforme as etapas regulares de uma pesquisa, mas eles podem ser assistidos de acordo com a sua necessidade. Para você que está no processo de produção do TCC, é interessante consumir o conteúdo devagar, tomar notas e realizar pausas para refletir sobre como as questões levantadas pela professora dialogam com a sua experiência e com a pesquisa que você está começando a conceber. Siga essa trilha e certamente ela te dará confiança para seguir em frente e te ajudará a produzir um trabalho melhor.
Translate »