Documentos e normas

Procedimentos administrativos

1 – Solicitação de equivalência de disciplina: procedimento realizado pela coordenação de curso e que garante o reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada na UFF com aproveitamento para o curso de ciências sociais. Acontece também no reconhecimento de disciplinas optativas que possam constar como optativa de ênfase (para licenciatura). Para fazer a solicitação, preencha o documento “solicitações gerais”, preencha o campo “outros” e indique a disciplina que deseja equivalência. Encaminhe o documento para a secretaria de graduação do bacharelado (ggs.egh@id.uff.br) ou da licenciatura (cso.egh@id.uff.br).

2. Pedido de dispensa de disciplinas: reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior. A solicitação de dispensa de Disciplinas é feita pelo estudante de acordo com as informações contidas em: http://uff.br/?q=alunos-devem-solicitar-cancelamento-de-matricula-e-dispensa-de-disciplinas-diretamente-pelo-sei Para a análise das dispensas, deverão ser observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Colegiado de Curso.

3. Rematrícula: trata-se da solicitação da concessão de uma nova matrícula ao discente cujo vínculo com a UFF, em determinado curso de graduação, tenha sido cancelado. Saiba mais.

4. Reingresso sem concurso (revinculação para curso afim): trata-se da solicitação, por discente de curso de graduação, de um novo ingresso em curso de graduação da UFF, que poderá ser requerida no período levo regular previsto para a integralização do curso no vínculo de origem, em momento estabelecido no Calendário Escolar. Saiba mais.

5. Disciplina isolada: é a disciplina cuja inscrição pode ser solicitada por graduado em curso de nível superior ou discente regularmente inscrito em outra Instuição de Ensino Superior (IES). Saiba mais. 

6. Transferência Interinstitucional: trata-se da solicitação de ingresso em curso de graduação da UFF por discente regularmente matriculado em curso de graduação de Instuição Pública de Ensino Superior na qual tenha ingressado por processo seletivo. Saiba mais. 

7. Trancamento de matrícula por solicitação de discente: é aquele realizado por ato explícito de sua vontade, dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar, requerido por meio de documento assinado. O discente pode permanecer com sua matrícula trancada por um período máximo de 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não. O trancamento de matrícula não é permitido ao ingressante, independente da modalidade de ingresso. O discente com matrícula trancada por sua solicitação pode retornar às atividades acadêmicas antes de decorrido o prazo original, mediante requerimento à Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar. Clique aqui e saiba mais sobre como solicitar o trancamento de matrícula.

8. Cancelamento de matrícula – Trata-se da solicitação oficial de cancelamento de matrícula por discente de curso de graduação da UFF. A solicitação de dispensa de Disciplinas é feita pelo estudante de acordo com as informações contidas em: http://uff.br/?q=alunos-devem-solicitar-cancelamento-de-matricula-e-dispensa-de-disciplinas-diretamente-pelo-sei

Regulamento geral dos cursos de graduação

Manual de orientação funcionamento NDE

Documentos Bacharelado

Atividades Complementares

Atividades Complementares no período excepcional de ensino remoto

Colegiado regimento geral

NDE regimento geral

Composição colegiado

Núcleo docente estruturante

Normas para o trabalho de conclusão do curso

Projeto Pedagógico do Curso

Resolução Estágio Não-obrigatório

Documentos Licenciatura

Regimento interno do colegiado

Composição colegiado

Núcleo docente estruturante

Projeto pedagógico de curso 

Normas para o trabalho de conclusão do curso

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