Licenciatura

O curso de licenciatura em ciências sociais conjuga os conteúdos específicos das áreas de conhecimento das ciências sociais com os saberes da área de Educação e de áreas interdisciplinares. De modo a atender as propostas da Base Comum das Licenciaturas da UFF, em 2018.2 o curso passou por uma reformulação que teve como base incluir, desde o início da formação do(a) discente, a produção de conhecimento acerca da formação docente.

Para a obtenção do título de Licenciado(a) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) vem a ser requisito parcial, porém obrigatório, a elaboração e aprovação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) relacionado a reflexões e atividades sobre o ensino na Educação Básica.

Objetivos

Formar professores de ciências sociais para os níveis fundamental e médio que disponham tanto de capacitação pedagógica quanto de capacitação em teorias e metodologias das ciências sociais, por meio de um projeto formativo constituído por sólida base teórica e interdisciplinar;

Possibilitar ao licenciado experiências em práticas educativas e atividades de extensão ligadas ao ensino, formando professores que possam exercer, com competência e criatividade, a atividade
docente, incluindo o ensino e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional;

Promover a pesquisa como princípio pedagógico essencial ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa, desenvolvendo a postura
investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas;

Formar para o exercício da docência, mas também para atuação na gestão educacional e escolar na educação básica, adequada à área de conhecimento e às etapas e modalidades de atuação, garantindo ao licenciando acesso a conhecimentos sobre gestão educacional e escolar, bem como formação pedagógica para o exercício da gestão e coordenação pedagógica e atividades afins, com bases em princípios de justiça social, respeito à diversidade, promoção da participação e gestão democrática;

Veja todos os objetivos do curso no Projeto Pedagógico no fim da página.

 

Perfil profissional

A fim de que o (a) egresso(a) atue profissionalmente com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária, o perfil do docente de ciências sociais que
poderá atuar nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação básica consiste nas seguintes competências e habilidades, segundo o disposto na resolução CNE/CP nº2/2015 e no parecer CNE/CES 492/2001:

Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica das ciências sociais e pedagogia;

Domínio de estratégias pedagógicas, abarcando as dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas, envolvendo manejo de conteúdos e metodologias, linguagens e tecnologias da área específica e do campo educacional;

Autonomia intelectual, com postura investigativa, integrativa e proposit
iva em face de realidades complexas;

Capacidade de síntese e exposição oral;

Capacidade analítica.

Veja a lista de todas as competências e habilidades no Projeto Pedagógico no fim da página.

 

Organização

curricular

O curso tem duração mínima de 08 semestres e máxima de 12 semestres. Clique aqui e conheça nossa matriz curricular.

A carga horária total do curso é de 3.200 horas, divididas em:
a. 2.340 horas de disciplinas obrigatórias;
a.i estágio supervisionado, distribuído em quatro períodos de 100 horas, acrescidos cada um de 60 horas de teoria e de prática como componente curricular, com as seguintes denominações:
1. Pesquisa e Prática Educativa I;
2. Pesquisa e Prática Educativa II;
3. Pesquisa e Prática Educativa III;
4. Pesquisa e Prática Educativa IV
b. 60 horas de disciplina obrigatória de escolha, disciplina escolhida pelo(a) discente dentre as três indicadas no projeto pedagógico do curso. São elas: Antropologia V, Política V e Sociologia V;
c. 540 horas de disciplinas optativas;
d. 60 horas de optativa de ênfase, disciplina optativa com caráter de formação pedagógica;
e. 200 horas de Atividades Complementares, que é o desenvolvimento de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes. Os comprovantes das ACs devem ser entregues na secretaria do curso para avaliação da coordenação do curso. 

 

Fluxograma

Projeto pedagógico

Acesse abaixo o projeto pedagógico do curso de Ciências Sociais, habilitação Licenciatura.

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